Super Frases

Para Não se Estressar na Passagem de Ano
Quarta-Feira, 21.05.2008, 10:34am (GMT-3)

Psicólogos recomendam ficar distante dos projetos mal resolvidos
A virada do ano sempre causa alguma ansiedade, pelos mais diversos motivos.
E este ano, alguns acontecimentos podem acentuar ainda mais este momento.

Há muita gente preocupada com problemas mais próximos, como o racionamento de energia elétrica, as contas que o dinheiro do 13º salário não pagou, o desemprego, a moratória da Argentina e até o fato de ter de ficar cozinhando o dia inteiro para um batalhão de amigos e parentes etc...

Mas, então, o que fazer para que o estresse não estrague a sua festa - e a dos outros?

A primeira iniciativa, segundo os psicólogos, é não se deixar abater diante de projetos não cumpridos ao longo do ano - conseguir uma promoção, um emprego melhor, abrir um estabelecimento comercial, viajar, comprar casa, emagrecer... tudo tem seu tempo e, por isso mesmo, o melhor a fazer é encher o copo de champanhe e encarar 2008 como um ano de renovação.

Renovação
Os especialistas chamam a atenção, no entanto, para um aspecto importante: é preciso saber tirar proveito dessa fase de renovação, sem se deixar levar pela euforia.
Geralmente, por trás da maioria das frustrações está a euforia ligada aos cenários econômicos.
E todo ano as recomendações neste sentido são basicamente as mesmas. Gaste menos do que o seu salário pode pagar.

Portanto, esqueça aqueles presentes caros e todas aquelas roupas novas. Compre o mínimo necessário; entrar o ano com orçamento folgado é recomeçar tudo com o pé direito e com tranqüilidade para fazer novos projetos.